TRANSFORME A SUA PRÁTICA CLÍNICA!

FORMAÇÃO EM PRÁTICA AUTOCRIATIVA

Programa de Formação em Facilitação Terapêutica com Clean Language e Metodologias Limpas.

O Programa de Formação em Prática Autocriativa, realizado pelo Instituto Clean Language Brasil, visa capacitar psicólogos(as) e terapeutas a utilizarem o Clean Language de David Grove, a Modelagem Simbólica e o Diálogo Autocriativo (modelo limpo da Terapia Breve Focada em Solução) para facilitar a psicoterapia e mudanças diante das diversas demandas que se apresentam na prática clínica. O programa é composto por três módulos de treinamento que correspondem aos níveis iniciante, intermediário e avançado.

A metodologia de ensino da formação é híbrida, composta de aulas e demonstrações gravadas e treinamento experiencial com práticas supervisionadas, realizadas presencialmente em Belo Horizonte, MG ou online ao vivo pelo Zoom. Como se tratam de competências linguísticas, relacionais e comportamentais, a formação valoriza a prática – só há como aprender a abordagem fazendo-a e vivendo. Ao longo da formação, cada participante será convidado a praticar com colegas como facilitador e cliente na imersão ao vivo, passo a passo, das habilidades mais básicas até as mais avançadas. O primeiro módulo é de acesso imediato após a inscrição, você pode iniciar a formação a qualquer momento que desejar, sem precisar aguardar turmas. As datas/agenda dos treinamentos ao vivo dos módulos 2 e 3 são disponibilizados diretamente aos alunos do módulo 1, através dos grupos de contato e plataforma EAD.

A formação tem a carga-horária total de 150 horas, podendo ser feita no ritmo do(a) aluno(a) módulo a módulo até a sua conclusão. O valor de cada módulo é de R$ 2.500,00. Este valor tem 10% de desconto no pagamento à vista via Pix e pode ser parcelado em até 12x no cartão. Consulte-nos para as condições e meios de pagamento disponíveis.

OS MÓDULOS DA FORMAÇÃO

ESTUDE NO SEU RITMO, MÓDULO A MÓDULO!

Competências Essenciais

Nível Iniciante

Este primeiro módulo da formação se destina ao desenvolvimento das competências base da Prática Autocriativa. Nessa fase, você receberá o acesso de 3 anos ao conteúdo gravado dos cursos completos de Clean Language e Modelagem Simbólica e do Diálogo Autocriativo, com centenas de aulas passo a passo e demonstrações reais para que possa se aprofundar nas metodologias no seu ritmo e já aplicar os conhecimentos como um preparo para a fase posterior, de imersão prática. Você receberá também, duas apostilas com a fundamentação teórica e prática das metodologias. Esse conteúdo soma quase 100 horas/aula para você assistir e revisar durante toda a formação. 

Imersão Prática

Nível Intermediário

Este módulo visa capacitar você a desenvolver na prática os conhecimentos adquiridos no primeiro módulo. É um processo de treinamento experiencial em 3 dias, no qual o facilitador irá treinar e supervisionar cada aluno individualmente no refinamento de cada aspecto das metodologias aprendidas. No evento, as habilidades essenciais são revisadas uma a uma e treinadas para que se atinja o nível de competências esperado quanto ao uso base das metodologias, desde a aplicação das perguntas limpas até a condução de sessões completas de facilitação terapêutica. O evento é planejado para que se tenha uma experiência profunda da abordagem na posição de aprendiz, cliente e terapeuta.

Competências Avançadas

Nível Avançado

No terceiro módulo é apresentado a estrutura da Prática Autocriativa, que integra as metodologias e demonstra o seu modo de funcionamento como uma unidade na prática clínica. Inclui também uma maior fundamentação teórica e prática, e o desenvolvimento de conceitos e competências avançadas para lidar com situações e demandas de maior complexidade no âmbito terapêutico. Esse módulo é realizado ao vivo em 3 dias e conta também com conteúdo de aulas gravadas complementares e preparatórias, disponibilizado no ato de ingresso. Nesse nível, você conhecerá a aplicação livre da abordagem na clínica real através de diversas sessões, do seu funcionamento emergente, avançado e fluído. E desenvolverá a segurança e proficiência para aplicar a abordagem de forma plena em sua prática clínica.

Certificação

Atividades de Conclusão

Concluídos os três níveis da formação, se iniciam os processos finais para os créditos da certificação. Essa fase é necessária para consolidar o aprendizado e garantir a qualidade do formando em sua atuação clínica com a abordagem. Os critérios exigidos compreendem a supervisão clínica em grupo ou individual, totalizando um mínimo de 20 horas, 10 horas de terapia pessoal com um profissional habilitado na abordagem e a demonstração das competências de facilitação terapêutica com a abordagem em um grupo de prática online ou presencial. Ao preencher os requisitos, o participante receberá seu certificado em Prática Autocriativa. Os valores da supervisão e sessões pessoais não estão inclusos no valor da formação, e devem ser negociadas diretamente com o profissional escolhido.

FACILITADOR

Welber Silva

Terapeuta desde 2004, Welber Silva é fundador e professor do Instituto Clean Language Brasil. Estudou Clean Language com James Lawley e Penny Tompkins, criadores da Modelagem Simbólica e tem sido responsável pela introdução do Clean Language desde 2018 no Brasil. É desenvolvedor do Diálogo Autocriativo – metodologia limpa que combina o Clean Language de David Grove com a Abordagem Focada em Solução de Insoo Kim Berg e Steve de Shazer.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO PRIMEIRO MÓDULO DA FORMAÇÃO!

Este primeiro módulo é 100% online e você pode aprender passo a passo no seu ritmo, com centenas de vídeos e demonstrações reais!

No primeiro módulo, você terá um conhecimento teórico e prático de como aplicar e desenvolver as competências essenciais do Clean Language, Modelagem Simbólica e Diálogo Autocriativo!