O QUE É A

MODELAGEM SIMBÓLICA? 

Penny Tompkins & James Lawley

Penny Tompkins e James Lawley, criadores da Modelagem Simbólica.

Originalmente desenvolvida pelos psicoterapeutas Penny Tompkins e James Lawley, e com base no trabalho de David Grove, a Modelagem Simbólica é uma estrutura extremamente eficaz para o uso da linguagem limpa no trabalho terapêutico. É uma ferramenta altamente versátil, poderosa e compatível com a maioria dos métodos de psicoterapia e mudança. James Lawley e Penny Tompkins definem a Modelagem Simbólica como um processo para facilitar que as pessoas descubram como as suas metáforas expressam sua maneira de ser no mundo. Trabalhar dessa maneira permite que os clientes entendam seus próprios padrões individuais de pensamento e modelos de comportamento. O facilitador e o cliente então usam esses padrões para incentivar as condições para uma mudança ou para ajudar a replicar um padrão de comportamento bem-sucedido.

A metodologia considera o indivíduo como um sistema auto-organizado que codifica muito do significado de sentimentos, pensamentos, crenças, experiências, memórias e valores como metáforas na mente corporificada. Em sua aplicação, visa aumentar a consciência do “domínio simbólico da experiência” pessoal dos clientes, facilitando-os a desenvolver uma “paisagem de metáforas” única e a explorar suas metáforas internas, que na teoria da metáfora conceitual, governam o comportamento.

O processo de Modelagem Simbólica facilita o cliente por meio de uma exploração das suas próprias metáforas, sua organização, interações e padrões.  Através da facilitação com a Modelagem Simbólica, o cliente pode descobrir como essas metáforas podem evoluir espontaneamente para atender aos seus resultados desejados, e assim, mudanças transformadoras podem ocorrer dentro da “paisagem de metáforas” de um cliente, trazendo mudanças significativas nos níveis cognitivo, afetivo e comportamental.

Assista abaixo uma demonstração de Modelagem Simbólica na prática!

Sobre James e Penny

Criadores da Modelagem Simbólica

James Lawley

James Lawley estudou com David Grove por 12 anos. Como resultado, co-desenvolveu a Modelagem Simbólica, e é co-autor de “Metaphors in Mind” com sua parceira Penny Tompkins. Juntos, eles atuam em psicoterapia, coaching e ensinam Modelagem Simbólica a terapeutas, conselheiros, coaches, gestores e professores em todo o mundo. James também é co-autor de “Insights in Space” com Marian Way.

Penny Tompkins

Penny Tompkins co-desenvolveu a Modelagem Simbólica, que incorpora a Linguagem Limpa de David Grove, e é coautora de “Metaphors in Mind“. Ela é líder no campo da metáfora autogênica, mudança sistêmica e é psicoterapeuta registrada no Conselho de Psicoterapia do Reino Unido (UKCP). É supervisora, coach de negócios, instrutora internacional e reconhecida assessora limpa.

CLEAN LANGUAGE NO MUNDO!

O trabalho e legado de David Grove se expande em diversos países, transformando vidas e facilitando mudanças profundas em suas várias áreas de aplicação. Conheça o The Clean Collection, o site central sobre Clean Language no mundo. Nele você poderá encontrar centenas de artigos e informações sobre a Modelagem Simbólica de Penny Tompkins e James Lawley e a Linguagem Limpa de David Grove.